A companhia uruguaia Dronfies relevou seu sistema de entrega de mercadorias utilizando drones em espaçoes fechados, que terá sua primeira apresentação pública em julho, durante a Olimpíada do Conhecimento, que acontecerá em Brasília. O projeto foi desenvolvido a pedido do Serviço Nacional da Indústria (Senai), neste momento ainda com objetivo de experimentar com a nova tecnologia.

«Foi um desafio construir esse sistema que, ao contrário do que muitos pensam e equivocadamente tem sido divulgado, não é algo que drones podem fazer de forma tão simples como se imagina, mesmo em espaços confinados».
– Daniel Rolando, diretor de Tecnologia de Dronfies.

Durante o evento, um drone será usado para transportar uma peça de roupa desde o armazém da fábrica onde ele foi produzido até o usuário que o comprou. Este procedimento busca simular a maneira como esta indústria terá entregas mais eficientes no futuro, com o uso da tecnologia para reduzir custos.

«Estamos muito satisfeitos com o profissionalismo da equipe da Dronfies, que se empenhou para garantir que este serviço com drones funcione corretamente e sem risco para a segurança de ninguém. Temos a certeza que será uma excelente apresentação».
– Luiz Leão, diretor técnico da Olimpíada do Conhecimento

Para que o sistema desenvolvido pela Dronfies funcionasse de maneira segura, foi necessáro projetar uma aerovia e estudar de maneira detalhada como operam os sensores dos drones.

«Temos uma grande expectativa com drones porque entendemos que será uma questão importante para o desenvolvimento de cidades inteligentes, e nossa ideia é que as indústrias possam estar cada vez mais diretamente ligadas com seus clientes. É isso que queremos mostrar durante a Olimpíada »
– Luiz Leão, diretor técnico da Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento acontece em Brasília entre os dias 3 e 8 de julho.